segunda-feira, 24 de junho de 2013

Esta  poesia foi escrita nos anos 90, bem próximo do impeachment de Fernando Collor, era o mesmo clima de nacionalismo que vivenciamos hoje com estas manifestações que aconteceram semana passada...

DEMOCRACIA

Sempre que vislumbro ao relento              Todos caminham  para  o comum,
Não mais que simples rebento.        Das         Mas o  comum  já  é  nenhum.
No  por  do sol oscilante,              Trevas              No    céu   o  fogo  arde,
Marcha o povo errante.            Resplandece                   Nenhum      alarde.
                               ACONTECEU A REVOLUÇÃO!
Rumores já esteiam,                 Esplendoroso         Não  mais tem-se a  vida
O  que  todos anseiam.              não  servil         Tem-se   a    dor  da  ferida.
Ambiguidade Moral calado,          clarão         Não mais adormecida criança,
Nada   mais   existe    atado!                        Emerge  de   novo  a  esperança!                

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Só love...

                                     Amar é...
Amar é a felicidade
Que arrebenta e dói na saudade.
Amar é tudo aquilo que é indefinido,
É acabar com a angústia do amor  sofrido.
Amar é o sol que nasce
E ilumina a solidão.
Amar é acabar com a mágoa que renasce
E destrói o coração.
Amar é a vida,
Pois amando me sinto revivida 

(17/07/1980)

Em algumas poesias encontrei a data que escrevi...Faz tempo, né!

domingo, 16 de junho de 2013

Eu gosto muito desta...

DESPEDIDA

A saudade aperta,
O coração desperta,
A vida acaba na hora incerta, 
A morte chega na separação que é certa.
Meus olhos lacrimejam,
Lágrimas que te desejam.
Meu coração exulta, 
Tua alma oculta.
Minhas forças proclamam,
Que te perco pelo que os outros enganam.
Minha voz murmura,
teu nome em lamúria,
Meu ego implora,
Que eu nunca te deixe ir embora...
Eu gosto muito desta...

DESPEDIDA

A saudade aperta,
O coração desperta,
A vida acaba na hora incerta, 
A morte chega na separação que é certa.
Meus olhos lacrimejam,
Lágrimas que te desejam.
Meu coração exulta, 
Tua alma oculta.
Minhas forças proclamam,
Que te perco pelo que os outros enganam.
Minha voz murmura,
teu nome em lamúria,
Meu ego implora,
Que eu nunca te deixe ir embora...

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Agora alguns poemas prosados, como costumo chamá-los...

DA TERRA PAR O CÉU

         É noite, escura e sinistra . Posso sentir o vento revolvendo os meus cabelos. Ao fundo do meu quarto, ouço uma música suave, a minha frente avisto uma praça com um canteiro em forma de coração , que foi objeto de grande inspiração nos meus momentos tristes...
          O vento agora sopra mais forte e vem uma sensação dentro de mim e ela vai crescendo, vai me absorvendo . É algo parecido com leveza, mas ao mesmo tempo a sensação de peso. Queria agora sair pela janela e ir caminhar naquela praça.Queria sentar no canteiro que tinha forma de coração e depois sair correndo, sentir o vento revolvendo mais ainda meus cabelos .  Queria caminhar com força , segura e confiante através da noite, com uma música aos ouvidos para entusiasmar a minha marcha.
           Queria me sentir livre, só eu e o vento nos meus cabelos. Queria enfrentar a escuridão da noite e avançar para desafiá-la, tentando assim enfrentar o meu próprio lado escuro e desconhecido.
            Agora suspiro , olho para o céu, queria ser uma estrela, para estar acima de todos   Queria ser uma espécie de semideus , governar acima de todas as pessoas que me machucaram  e prestigiar e recompensar aquelas que me ajudaram. Queria eu, sozinha da praça, com canteiro em forma de coração, subir ao céu e governar apenas meu próprio ego. Mas é impossível agora. Então me agarro a luz amiga e tento me levantar, pois agora sinto que tenho forças porque esta luz me guia pelo caminho, antes tão escuro. Estou chegando ao fim, mas estou feliz, pois o vento sopra, a música toca , a estrela brilha, a luz me guia e não mais tenho medo, ficarei eternizada em um botão, naquele canteiro em forma de coração...


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Eu sei que estas poesias ainda são um pouco infantis, mas eu gostaria de mantê-las assim porque estão na sua cronologia original e quero debulha-las antes de colocar as que mais gosto...

Olha que bonitinha esta!

ONTEM, HOJE E AMANHÃ
Hoje bem de perto,
Vejo você com olho aberto,
Amanhã bem de longe,
Vejo você como um monge.

Promessas que ontem pareciam realidade
Amanhã ficará na saudade.
E serão apenas,
Palavras amenas.

Hoje me amas com ternura,
Amanhã me esquece com compostura.
Ontem me tratava com candura,
Depois então não mais me atura.

Só me deixas a confundir, pois hoje:
No calor de uma paixão
O amor é mais forte que a razão

Mas Amanhã:
O amor para ser belo 
Não precisa ser eterno

Por isso pode ser Ontem, Hoje, Amanhã. 
Uma única certeza é vã:
Muito além deste seu coração
Me amas com eterna paixão.

sábado, 8 de junho de 2013

Lá vai outra triste...


Eu ando e desvio,
Depois o vazio.
Corro e apresso
Em direção ao seu abraço,
Sou pega no laço,
Mas quando chego perto,
Vou evita o aperto,
Continua no seu pensamento incerto.
Vou então para os braços de outro alguém,
Que para mim não é ninguém,
Só algo para magoar e humilhar,
Algo para eu me envergonhar...
Então magoada, humilhada e envergonhada,
Continuo minha caminhada,
Cada vez mais apaixonada,
Cada vez mais machucada.
A cada pedra no caminho que passa,
É mais um obstáculo para a mais profunda fossa.
Estou só e desiludida,
Chorando arrependida.
Quanto mais me lembro da nossa despedida, 
Mas me arrebato nesta solidão,
Que me arranca o coração,
E deixa aberta esta eterna ferida.

Arrasei...Comigo!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Esta é bonitinha!!!

Então sorria...Tudo é felicidade!
Nunca deixe que a fossa venha,
E quando lágrimas vierem, as detenha.
Não deixe que esta paixão,
Te pegue de sopetão.
Mas também nunca fuja dela,
Quando ela vier encare-a, sem pensar no que é ela.

Quando a tristeza tomar conta do seu coração,
Não chores, nem entre em fossa, afaste esta desilusão,
E pense que um dia você foi feliz...
Pense que um dia você teve o que quis.
Encare a tristeza não como um grande mal,
E sim como um acaso do destino.
Pois na felicidade, no começo ou no final,
Sempre há algum martírio.

Se algum dia você se sentir arrependido,
Procure apagar, pois tudo será esquecido.
Se sentir alguma dor,
Seja por ódio, ou amor,
Não se deixe aprofundar,
Nesse jeito maluco de amar.

Entenda de uma vez,
Cada sentimento tem sua vez.
Seja cedo ou tarde,
Seja paixão, tristeza, amor ou desilusão,
Não se torne covarde,
Lute com todas as forças, até as do coração,
Veja que tudo não é assim tão infeliz na verdade,
Então sorria... Tudo é felicidade!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

ESTA É DE DILACERAR QUALQUER ALMA...

VOLTAR A VIVER
Queria viver de alegria,
Mas só morro de melancolia.
Queria rir de felicidade,
Mas só choro de saudade.
Queria me encher de paixão,
Mas só me esvazio na solidão.
Queria falar só sobre amizade,
Mas só fico muda de infelicidade.
Queria ter você ao meu lado,
Mas só o tenho isolado.
Queria que a alegria voltasse,
Que a melancolia passasse,
Que a felicidade renascesse,
Que a saudade se apagasse,
Que a solidão desaparecesse,
Que amizade regressasse,
E que a infelicidade se acabasse.
Queria esquecer de sofrer,
Queria voltar a viver...

( Só para anotar, estou colocando as poesias em ordem cronológica de escrita. Estas primeiras foram entre meus 12 e 14 anos)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Que tal mudar um pouco...
 Este texto eu li em algum lugar, mas meio que me apropriei porque ele dizia muito para mim e aindaa diz.
Era assim:


Para quando estiver sozinho

Peça ao céu um pouco de silêncio e procure conversar com a noite. Faça de cada ilusão uma saudade e repita mil vezes para si: Tudo passou porque passou.
Lá fora o clima está pesado, mas seu desejo é seguir, é respirar.. Liberte-se, saia por aí, vá passar!
Ironize esta amargura e faça dela uma sombra fútil... Tanto que nem valha a pena pensar.
Não tenha receio do nada, a vida é assim, tudo acaba.
Mas há um consolo do começo, do meio e da chegada.
Há sempre um amanhã para um hoje.
Olhe-se no espelho e gaste tudo de gente que você tem para dar.
Aquilo que ouviu? Aquilo que amou? Aquilo que sofreu? E até aquilo que nem ligou.
Ah! Firme-se no desejo que haverá sempre outro desejo mais forte.
 Hoje você pode estar sozinho... Mas algum dia...em algum lugar...existiu alguém que o apoiou, que o abraçou e fez o melhor para você sem nada pedir...
Lembra-se? Você até chorou...
Este alguém o amou, sabe?
Já está tudo claro em sua mente, e aquele desejo que você tinha a pouco, de ir para nunca mais voltar, agora é passado.
Porque agora nesta mesma mente, só existe o desejo de ficar. Vibre com a lua ,mas curta a tempestade,
Confie nos amigos e renuncie os sofrimentos de uma traição.
Saboreie os ruídos de uma gargalhada! E fique feliz, pois você ainda sabe sorrir!
Vá, levante a cabeça... Imponha ao rosto uma expressão feliz.
Abandone os meios...
Chegue logo ao fim...
Tudo é fácil, você que dificulta...
Abra a janela agora e preste atenção naquela mulher de branco, que ali passa... tudo é paz, por que esta melancolia?
Lembre-se de um sonho bom, de uma poesia...
Sinta como é fácil ser feliz!!!!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Agora um pouco da fase fossa, que durou muuuuito tempo!

TRISTEZA-TRISTE
Do coração que ardia em brasa,
Apenas uma fagulha restou.
Do amor que a fagulha incendiou,
E da tristeza que até então era rasa,
Só a Tristeza ficou.
Chama-se agora tristeza, 
Aquilo que por incerteza,
Faz com que a vida perca a beleza.
Chama-se também tristeza
Quando ao ver crianças a brincar, 
Vem a tristeza-triste lacrimejar, 
Pois já não tem você para me alegrar.

Se a vida está cheia de felicidade,
Tudo desmorona e vem a saudade.
Se alguém alcança a vitória,
Lá vem a tristeza-triste para rebaixar a glória.
Se a menina-criança sorri à toa,
Chega a tristeza-triste sem pudor,
E destrói o sorriso, que é de tanto valor.
Se a vida,as crianças, a paixão e o valor
Se a vitória, a glória, o sorriso, a felicidade e o amor,
Forem levados pelo vento da tristeza e o furacão do rancor , 
Agora só andarei numa tristeza-triste,
De onde jamais ninguém saiu, só existe.

(12 anos, após minha primeira desilusão amorosa...)

domingo, 2 de junho de 2013

Esta foi uma das minhas primeiras poesias mais profundas.
Sabe , só quando alcancei a maturidade literária que defini que realmente tinha um estilo : era ultrarromântica.
                                          QUANDO...

Quando o sol parar de iluminar,
Quando as estrelas do céu deixarem de brilhar,
Quando a água do mar por fim se acabar,
Então eu vou deixar de te amar.

Quando a brisa mais forte soprar,
Quando as águas  do mar forem transbordar,
Quando a primavera em flores desabrochar,
Então pensarei em você e de tudo vou relembrar.

Quando uma manhã o sol não nascer,
Quando uma tarde o pássaro emudecer,
Quando uma noite a lua não aparecer.
Então por um dia eu conseguirei te esquecer.

Quando uma manhã estiver ensolarada,
Quando uma tarde os pássaros fizerem serenata,
Quando uma noite estiver enluarada.
Então por um dia estarei mais apaixonada.

Quando eu não mais trocar o amor pela razão,
Quando eu não mais  arder desta paixão,
Quando eu não mais sofrer de desilusão,
Então finalmente terei salvo meu coração.

sábado, 1 de junho de 2013

Resolvi começar minha primeira postagem com uma poesia que escrevi aos meus quatorze anos e que pela primeira vez ,na minha alma adolescente, sofrida pela perda do primeiro amor, tentava timidamente me definir...

MINHA PERSONALIDADE, MEU VIVER

Eu sou tudo,
Nada e mudo
Sou um pedestal,
Tão alto e protegido de qualquer mal.
Sou forte e os fortes não devem chorar,
Sou pedra e muro e não vou desmoronar,
Sou impenetrável e você não vai entrar,
Sou grande e não mais vou te amar,
Sou feliz e nada irá mudar,
Sou eu e irei me consertar...