Ainda me lembro a primeira vez
que tive contato com os livros... Devia ter uns cinco anos de idade e estava na
casa da minha tia, que era professora do primário (acho que era assim que
chamava na época), e em cima da mesa da sala de jantar tinham alguns exemplares
de livros infantis, de histórias que ela contava para os seus alunos ao longo
de suas aulas...
Vislumbrei a capa de um
deles - O peixinho sonhador.
Sempre gostei muito de bichos e este foi o primeiro que peguei para
folhear. Dentro dele um mundo novo se abriu para mim, eram várias gravuras
sobre peixes, crustáceos e outros seres vivos marinhos. Apaixonei-me pelos
desenhos... Fui correndo até a minha tia e pedi muito para que ela me contasse
a história do livro, pois não sabia o que aquelas letrinhas significavam. À
medida que ela contava, eu ia me apaixonando por aquele mundo maravilhoso embaixo
do mar. Quando minha mãe veio me buscar, pedi um livro igual, queria outros
livros, queria outras histórias, queria viajar de novo naquele fantástico mundo
do imaginário.
Pronto, tinha sido feita
minha conexão com o mundo mágico da leitura. Desde então toda semana minha mãe
me comprava um livrinho novo e me contava aquela história durante a semana.
Quando aprendi a ler, ia com a minha mãe à livraria, ou quando não dava tempo,
à banca de jornal e escolhia meus próprios livros... Junto veio uma nova paixão,
os disquinhos da Disney, contos de fadas, eu ouvia o disco e tentava acompanhar
as histórias. Ouvi tantas vezes, que no começo, mesmo sem saber ler, sabia
exatamente as páginas a que elas pertenciam.
E minha paixão foi
crescendo ao longo da minha vida, fui mudando minhas leituras, fui me tornando
também cinéfila e musicóloga, tudo que podia contar uma história, de qualquer
forma, me fascinava. Quando fui escolher uma profissão, já sabia o queria ser:
queria ser poeta. Mas afinal, viver da poesia não era uma tarefa fácil, então
fui descobrindo outra profissão que pudesse contar minhas experiências e
passá-las para quem quisesse aprender. Então virei professora, e fico feliz
toda vez que, de alguma forma, algum aluno aprende com minhas experiências,
pois eu sempre aprendo muito com eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário